"Chegar a roupa ao pêlo"
Para quem não sabe, o Homem é um descendente de um ser semelhante ao macaco. Ora, se analisarmos bem a estrutura de um macaco deparamo-nos com muitos pêlos. Estes pêlos são essenciais para o macaco, na medida em que lhes cobrem a pele evitando assim que o mesmo possa apanhar muito frio, causado pelos invernos gelantes, ou então câncro da pele, causado pelos verões escaldantes.
Com a evolução o Homem foi perdendo esses pêlos e passou a usar roupa, que tinha a mesma função dos pêlos.
Não sei se algum dia já andou à bofetada com alguém, mas se sim concerteza lembra-se daqueles murros no bucho (o abdomen). O que sucede é que quando o punho é enviado para o abdomen, normalmente, atinge primeiro a roupa que, devido à violência do embate, fica mais em contacto com a pele.
Fazendo assim um apanhado geral concluímos que esta expressão é utilizada quando queremos dar uma tareia a alguém que, numa determinada altura, se assemelha a um macaco ranhoso que nos mete nojo como o raio.
Exemplos reais que utilizam a expressão:
Giló: "O artolas do Raúl anda-se a meter com a minha mulher!"
Armindo: "Eu se fosse a ti chegava-lhe a roupa ao pelo, para esse macaco da m**da aprender que na mulher aleia não se mete a pestana."
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home