sexta-feira, maio 27, 2005

"Dia de S. Nunca à tarde..."

Antes de mais, olá :)

Dei bastantes voltas à cabeça para decidir qual a minha primeira adição a este blog, e acabei por escolher a mítica expressão do "Dia de S. Nunca à tarde...". Porquê? Não sei...

Ora bem, dia de S. Nunca... a origem desta piadinha remonta ao passado longíquo, um passado onde a malta da altura curtia de santos. E tanto curtia de santos que em vez de usarem um calendário normal guiavam-se pelos dias dos santos. Como alguns poderão saber, os 365 dias do ano têm, cada um, um santo correspondente, pessoalmente se algum dia chegar a ser santo, quero ser o do dia 366, trabalhar de 4 em 4 anos e tal... bom, adiante. Guiando-se por esse calendário, não raras eram as vezes ao nascer uma criança lhe era dado o nome do santo desse dia, por outro lado também era frequente darem-se nomes aos eventos consoante o dia do santo em que se realizavam.. e muitos mais eram os usos dados aos nomes dos pobres santos.
Portanto, posto isto, é fácil de adivinhar como terá surgido essa expressão do dia de S. Nunca; quando alguém quer dizer que jamais algo irá acontecer, diz que esse algo acontecerá no dia de S. Nunca (para os menos ligados a esta coisa dos santos, este santo *não* existe), se por ventura a isso se acrescentar "à tarde" é sinal que ainda mais difícil será de acontecer.

Exemplo:

Chefe: Eh pá oh Cesaltino esse relatório que te mandei fazer há já uma semana? Quando é que o tenho na minha secretária?
Cesaltino: Oh chefe, dia de S. Nunca à tarde... eh eh eh
Chefe: Muito engraçado. Estás despedido!
Cesaltino: *glup*

(Sim.. por vezes corre mal. Aconselho cuidado no uso desta expressão!)

2 Comments:

At 11:20 da tarde, novembro 14, 2010, Anonymous CB said...

mas esse dia existe ;)

 
At 11:20 da tarde, novembro 14, 2010, Anonymous CB said...

mas esse dia existe ;)

 

Enviar um comentário

<< Home