quarta-feira, junho 22, 2005

"Passar pelas brasas"

Muitas vezes, durante a época mais quente do ano, o chamado Verão, as pessoas sentam-se no sofá para ver um filme, ouvir uma música, ler uma revista, ou simplesmente para não estar a fazer nenhum. É aqui que estas pessoas passam a estar sob o efeito de relaxamento, o que poderá, porventura, levar ao fechar dos olhos. Isto tudo também com a ajuda do João Pestana.

Há uma terra que fica perto da aldeia de Santíssimo Sacramento mesmo antes de virar para a Rabeta da Serra. Nesse mesmo lugar segue, para a serra, um caminho de cabras, visivelmente pouco frequentado. Percorrendo este, chegamos à fonte do Cabreiro (onde "o pastor" matava a sede e por vezes onde o mesmo esgalhava um pessegueiro ou dois, dependendo da hidratação do corpo) onde nos deparamos com duas cortadas exactamente no mesmo sítio e exactamente para o mesmo lado. Tomando a segunda cortada (do caminho de cabras) vamos ter ao lugar mais fértil desta região, onde o pastor ia "arrear o calhau".

Isto que se passou em cima foi uma experiência de "passar pelas brasas" em que se adormece sem dar conta e, neste caso, ter um sonho.