quarta-feira, junho 22, 2005

"Arrear o calhau"

Desde muito pequenos que nós somos ensinados a defecar/obrar/fazer cocó na sanita porque parece mal fazermos este serviço nas calças ou no meio da sala de jantar em pleno baptizado do irmão mais novo, como se isso fosse má educação.

Vou passar a explicar o que é o cocó:
O cocó é normalmente chamado (numa linguagem mais rude) de "cagalhão" . Pois é, quis Deus que este cagalhão cheirasse mal e fosse castanho para não o podermos deixar em qualquer sítio. Um olhar mais promenorizado sobre este esterco humano revela-nos dados muito interessantes, um dos quais é de que esta substância é compacta, logo, pesada.

Estando um indivíduo com o cólen cheio cocó, surge por vezer uma sensação de peso. Pesadas são também as pedras e calhaus que encontramos por aí. Foi deste fenómeno intestinal que nasceu o "arrear o calhau". Com esta expressão suavizamos a expressão "cagar", que é muito feia, pois a sua utilização demonstra falta de educação, segundo pessoas ditas educadas.

Outra possível, e mais correcta, explicação da origem desta expressão poderá ser que devido facto de nem sempre ter existido papel higiénico era frequente procurar-se uma pedra lisa (calhau) para que após a defecação se pudesse limpar o real traseiro. Após o acto de limpeza (evidentemente pouco eficiente) atirava-se a pedra para longe. Daí vem o termo Arrear (atirar) o calhau. (Esta versão foi nos cedida pelo Daniel Lopes)

Exemplo de utilização:

Filomeno: "Onde vais? Estás-te a esquivar do trabalho?"
Rosário: "Não. Vou só arrear o calhau e já venho."

5 Comments:

At 6:20 da manhã, novembro 30, 2005, Anonymous Anónimo said...

Tá errada a explicação para a origem da expressão. A real origem vem do facto de nem sempre ter existido papel higiénico. No alentejo era frequente procurar-se uma pedra lisa (calhau) para que após a defecação se pudesse limpar o real traseiro. Após o acto de limpeza (evidentemente pouco eficiente) atirava-se a pedra para longe. Daí vem o termo Arrear (atirar) o calhau.

 
At 1:32 da tarde, junho 16, 2010, Anonymous Anónimo said...

Lançar um missiel, lançar a ancora, mandar um fax, arrear o pastel, lançar a boia, desentupir cagueiro, esvaziar o tanque, moldar menino, abrir o olho, lançar o moreno, desentupir o cano, expandir o cu, semear a batata, navegar o submarino,

 
At 5:27 da tarde, março 05, 2012, Anonymous Zeca said...

Ou então:
Levar o Bruno à natação;
Levar o menino do interior a ver o mar;

 
At 12:47 da manhã, abril 23, 2013, Anonymous Anónimo said...

Pintar a loiça, partir a sanita, falar com o engenheiro, dar presentes, po-lo de molho, fazer um exorcismo, afundar o porta aviões, lançar o missil, fazer uma farinheira, pôr o ovo, visitar o senhor castanho, desanoviar

 
At 2:40 da tarde, fevereiro 20, 2021, Blogger Brad aos Montes said...

A verdadeira expressão, na sua forma escrita, é "arriar", e não "arrear", como erradamente para esse significado (defecar; cagar; etc.), muitas vezes se escreve e pronuncia,..."arrear" significa pôr ou colocar arreios,( logo, não é aplicável na expressão)..."arriar" significa colocar em baixo,... suavemente... agora passemos à justificação da expressão.
"Arriar o calhau" é, verdadeiramente, uma expressão muito antiga,... que nos remete para a idade da pedra,... quiçá da pedra lascada. Nesses remotos tempos tudo era feito a poder de braços, e arriar um calhau pesado, exigia muita força. Com tamanha força feita, muita gente se cagou, como provam escavações em pedreiras, feitas por equipas de arqueólogos israelitas e americanos da Universidade Oxford, Harvard e Stanford, tendo encontrado grandes cagadas, que puderam ser datadas e classificadas através do teste de carbono 14...,... mas o que está em causa é a expressão "arriar o calhau" ,... quem arria faz força,... e quem faz força mais tarde ou mais cedo,... caga alguma coisa.

 

Enviar um comentário

<< Home